PESQUISA

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O BEIJO MAIS CARO DO MUNDO


Foto Tirada:Le baiser Doisneau de l`Hotel de Ville, de Robert Doisneau.

Retrato feito por Doisneau em 1950 foi arrematado por 155 mil euros em Paris


           O beijo mais caro do mundo, imortalizado por uma foto do repórter Robert Doisneau, em 1950, Le Baiser Doisneau de l`Hotel de Ville, foi arrematado num leilão da Galeria Artcurial, em Paris, por 155 mil euros, na presença de uma de suas protagonistas, Françoise Bornet, hoje com 75 anos. O registro virou cartão-postal e pôster e sua venda, 410 mil exemplares desde 1986, bateu toda a concorrência, inclusive o retrato do Che, e também fotos de Cartier-Bresson.

           Seu valor surpreendeu a heroína da foto. Em 2003, a imagem mais vendida de Doisneau atingiu 14 mil euros. Os responsáveis pelo leilão explicam que a presença de Françoise contribuiu para aumentar o interesse pelo evento.

           Na época da foto, Françoise tinha 20 anos e era estudante de teatro. Hoje com cabelos brancos, mas guardando ainda traços de beleza, ela conta seu encontro com Doisneau no bistrô Villars, onde estava com seu colega de curso, Jacques Carteaud, já falecido. “Nós nos beijávamos quando Doisneau nos convidou para uma seção de fotos.” Nessa época Doisneau era desconhecido e fazia fotos para a revista Life sobre “os amantes de paris” após a guerra.

          Três dias depois, o casal se encontrou diante do Hotel de Ville (a prefeitura) com Doisneau, que disse aos dois: “Façam o que quiserem”. A foto apareceu na revista Life, mas só ficou célebre 16 anos depois.
Françoise recebeu a tiragem original assinada pelo autor, a mesma que o mestre da fotografia autenticou em 1992, encerrando uma polêmica de pessoas que pretendiam se reconhecer na foto.

3 comentários:

  1. quando o meu beijo vai ter esse valor ? hã *-*
    UASHUSAUSH

    ResponderExcluir
  2. CY MI DÉ UM SALÁRO MÍNIMO EU BEIJO ATÉ O PELÉÉÉÉÉÉ,...rsrsr
    ******************************
    convite aos visitantes do
    BLOG DO MEU AMIGO João Oxente:
    STAND UP GRÁTIS-FOTOS DE COBRA SUCURÍ DE 6m-MÚSICAS DE MINHA AUTORIA - INTERESSA?
    http://misterx-festa-pronta.blogspot.com/

    ResponderExcluir